quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Baja California - Golfinhos, Leoes marinhos, Naufragio e muito mais


Saimos bem cedo para mergulhar novamente no Mar de Cortes. O ceu estava aberto, o mar bem calmo, um vento leve....um dia perfeito para navegar e mergulhar. Partimos para Los Islotes, aonde realizariamos nosso primeiro mergulho. No caminho uma surpresa. De longe avistamos uma Baleia Azul, o maior mamifero do planeta. Esta especie pode pode chegar a medir 30 metros. Tentamos nos aproximar mais ela submergiu e nao apareceu mais. Esta baleia tem sido vista na regiao....espero encontra-la novamente para fotografar e filmar..desta vez nao deu nem tempo.
Continuamos nosso passeio e um pouco mais adiante outra surpresa. Um grupo de muitos... mais muitos golfinhos saltavam na nossa frente. Estavam se alimentando e nem se preocuparam com o barco. Nunca havia visto tantos golfinhos junto....consegui filmar e fotografar....em uma mao segurava uma camera e em outra a outra camera. Gostaria de ter mais dois bracos nestes momentos...rs.





Depois de uma tres voltas ao redor do grupo partimos para Los Islotes. Mergulhas do lado de fora desta vez, pois no primeiro dia fizemos um mergulho ai do lado de dentro. Se vcs se lembram é neste lugar que vive uma colonia de cerca de 400 leoes marinho. Nao deu outras..cai na agua e em 10 minutos ja estava nadando com duas femeas destes graciosos e curiosos mamiferos pinipedes. Elas brincavam sem se precoupar. Mordiam minha nadadeira, pediam cariho, se afastavam e voltavam pra mais jogos. Quando o grupo de mergulhadores se aproximou a festa continuou. Uma das femeas abracou o tanque de um mergulhador e por tras ficava mordendo os seus cabelos...uma cena bem engracada. De vez em quando ela se afastava e voltava mais brincadeiras. Estar junto com estes animais é uma experiencia unica e inesquecivel. Eles transmitem uma paz e uma alegria que demora horas para passar. Terminamos o mergulho porque o divemaster veio nos chamar...se nao fosse ele ficaria por ali.










Partimos pro segundo mergulho. O ponto escolido foi a isla Ballena, uma pequena ilhota bem na frente da ilha espirito santo. Quando chegamos la havia dois ou tres leoes marinhos deitados nas pedras. Um macho estava jogadao bem na frente do barco e nem se preocupou com a nossa presenca. Caimos e curtimos um belo mergulho, muitos peixes, estrelas do mar, moreias, um grande cardume de sardinha entre outros animais. Aproveitei pra fazer macro fotografia. No final uma femea de leao marinho passou bem debaixo de nos sem dar a minima atencao.












Voltamos, fizemos o nosso lanche e partimos para o terceiro mergulho...o Naufragio Fang Ming. Este naufragio era um antigo cargueiro chines que foi tomado pela marinha mexicana enquanto tentava levar imigrantes chineses ilegais para a California, EUA. Mais tarde ele foi doado pelo governo mexicano para se tornar um recife artificial na costa do pacifico. Desde 1998 ele repousa a 20 metros de profundidade em um lugar abrigado de ventos e correntes. O mergulho foi bem tranquilo... encontramos frades, papagaios, barracudas e um grande cardume perto da helice. Todos nos barcos estavam satisfeitos com o nosso dia de mergulho. Voltamos e como de costume fiquei na proa esperando algum bicho aparecer...mas na volta, nao vimos nada. Amanha tem mais.







Aproveitei o fim de tarde para por as coisas em dia e descansar assistindo mais um belo por do sol.





Amanha partiremos para mais mergulhos e espero encontrar o meu primeiro tubarao baleia do pacifico.

2 comentários:

Orlando Mohallem disse...

Shark ! irada essa trip ! alas fotos ! k-mon !

Unknown disse...

Caraca... cada lugar que vc esta mergulhando... to pensando em aprender a mergulhar ... caraca meu!!!