terça-feira, 18 de setembro de 2007

Independencia e mais mergulhos


Domingo, 16 de setembro, dia onde os mexicanos comemoram sua independencia. Aqui ha uma grande festa de independencia que é feita na noite anterior e a meia noite todos dao o grito de independencia. A festa se parece mais com o 4 de julho Americano do que o nosso 7 de setembro. Os mexicanoa levam esta data a serio pois seu processo de independencia foi um dos mais longos da america latina e eles tiveram que lutar muito por isso.
Bom, como nao fui pra festa acordei bem cedo pra mergulhar. Havia novos clientes no barco e decidimos ir a Los islotes..visitar nossos velhos amigos Leos marinhos. Fui explorar um outro lado da ilha que nao conhecia e encontrei uma caverna bem ampla onde encontrei alguns filhotes brincando. Achei um galho de arvore quebrado e comecei a brincar com o filhote..como se fosse um cachorrinho... Fiquei ali um bom tempo curtindo a experiencia. Ja estava bem mais a vontade do que no primeir dia e hoje ousei mais. Parti para uma paret mais rasa onde havia um grupo, provavelmente uma familia. Me aproximei bastante e de vez em quando o grande macho passava fazendo o seu ruido caracteristico..so que desta vez nao me intimidei.. Fiquei ali e ele acabou se acostumando. Em um dado momento ele nadou na minha direcao e o enquadrei com minha camera. Ele comecou a se aproximar, se aproximar e so desviou uns centimetros antes de tocar a lente…foi uma bela cena..e um grande susto. Ao voltar pro barco havia um cardume de mobulas manta…uma arraia manta de um especie menor do que a manta gigante…saltando na frente do barco. Corri pra pegar a camera seca mas nao deu tempo de filmar nada….ha tempos que filmar o salto de uma arraia…acho que aqui elas nao estao muito afim de posar pras cameras. Elas estao saltando por todos os lados mas basta eu pegar a camera q elas param de pular. Ainda vou conseguir...coloquei isto como objetivo agora!



Partimos parta o Segundo mergulho no El bajito, um parcel proximo a los islotes. Foi um belo megulho com muita vida marinha. O terceiro fizemos no Coralito onde encontramos o Jawfish, um peixo nao muito comum em nossas aguas. Este peixe costuma fazer uma toca na areia e ficar so com a cabeca pra for a. Ele usa conchas para enfeitar a entrada de sua toca…um verdadeiro arquiteto. Havia varios por ali e consegui filmar pela primeira vez este peixe. O resto do mergulho foi tranquilo….muita vida, varios peixes coloridos…um paraiso para fotografos. No final encontrei um leao marinho que passou como um torpedo na minha frente atras de um cardume de sardinhas…era hora do lanche.








Depois de um dia desse so me resta descansar para o proximo dia...onde irei buscar tubaroes baleia com o Shark Research institute.

Nenhum comentário: