quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Cozumel - Reef & Wreck


Mais uma vez partimos bem cedo para realizar nossos mergulhos. Continuando a saga do dia anterior, nosso primeiro ponto do dia seria Palancar caves. O lugar é impressionante. Majestosos recifes de coral formam passagens subaquáticas, repletos de esponjas e gorgônias, nas mais diversas cores e formas. Quando olhamos para estas belissimas formacoes percebemos como a natureza é perfeita.
Os corais são organismos coloniais que em sua maioria constroem esqueletos calcários. Apos varias geracoes, estes esqueletos vao formando blocos de carbonato de calcio que dao forma ao recife. Neste ambiente ha uma interacao equilibrada entre os seus habitantes. Cada ser cumpre um papel fundamental nesta bela relacao simbiotica. Muitos peixes tambem buscam este locais para se abrigar, alimentar e reproduzir. Ou seja, ha uma "explosao" de vida marinha em perfeita harmonia. Por isso, estes sao os locais preferidos pelos mergulhadores. Apesar desta imponencia estes os recifes sao estruturas extremamente frageis e apenas com um toque, um mergulhador pode acabar com centenas, se nao milhares, de anos de trabalho... é preciso ter muito cuidado.
A corrente estava leve e apenas nos mostrava o caminho a seguir. Dos 16 metros a parede despenca rumo ao abismo e visao daquela imensidao azul chega a ser estonteante. Apos 45 minutos iniciamos nossa subida. Meu sinus ainda nao estava 100% e tive que subr bem devagar. Mesmo assim fiquei com um pouco de dor de cabeca. Sera que é a idade?






Partimos para o segundo mergulho. Nosso destino, o naufragio Felipe Xicotencatl. Este naufragio media 56 metros de comprimento e era uma corveta americana construida em 1944. Serviu a marinha americana ate 1962, quando foi vendida ao mexico. De 1962 a 1999 a corveta patrulhou o golfo do mexico e caribe mexicano servindo em missao de resgates e busca por armas ilegais e drogas. Em 1999 a corveta foi retirada de servico e doada ao parque marinho de Cozumel para ser transformado em um recife artificial. Hoje ela repousa aos 24 metros de profundidade em frente ao parque de chankanab e ja abriga uma grande quantidade de vida marinha, que busca abrigo em sua estrutura. Nao estava muito seguro se iria mergulhar e descidi passar a filmadora para o Daniel. Cai por ultimo ainda com a cabeca doendo. Desci devagar e apos 5 metros estava me sentindo bem melhor..um peixe dentro d'agua. Fiz um mergulho raso, no maximo 12 metros. Curti bastante o navio e pude tirar algumas fotos de seus novos "tripulantes". Voltei bem devagar e só senti um leve desconforto nos ultimos 2 metros...ao voltar pro barco, comentei: acho que estou com "alergia da superficie"...ou de alguma forma estou virando um peixe de tanto mergulhar....hehe..sera?..brincadeiras a parte, o que importa é que me sentia melhor. Nada como um bom mergulho para resolver nossos problemas..nao é?







Bom voltamos para o hotel e de tarde fui conhecer o outro lado da ilha. Precisava explorar um pouco. Fui ate Punta sur, onde encontrei uma bela praia. Diferente do lado oeste da ilha, que é mais badalado e tem um mar mais calmo, aqui o lugar é bem desertico e o mar bem agitado. Quase nao ha construcoes neste lado da ilha e os ventos fortes sao constantes. Uma paisagem diferente desta bela ilha caribenha.






continua...

Nenhum comentário: