quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PATAGONIA ARGENTINA- EL CHALTÉN


Em busca de novas experências, em Dezembro de 2008 eu e minha namorada, Flávia, partimos a Patagonia Argentina.
Na primeira parte desta viagem o nosso objetivo era acampar, caminhar, buscar contato íntimo com a natureza, algo de aventura e ter a sensação impressionante de observar montanhas gigantescas e imensos campos de gelo. O lugar perfeito para fazer tudo isso de uma só vez chama-se El Chaltén.

Chaltén, que na lingua Tehuelche, significa “pico de fogo” ou “montanha de fumaça”, foi o nome dado pelos Indios locais ao grande maciço de granito cujo cume esta quase sempre coberto por nuvens. Os exploradores Carlos Moyano e Perito Moreno o chamaram mais tarde de Monte Fitz Roy, em homenagem ao capitão da nau Beagle, famosa por levar o naturalista Charles Darwin em uma volta ao mundo que mais tarde o inspiraria a escrever a obra que mudaria o nosso modo de ver a natureza, “A origem das espécies”. Ambos, Darwin e Fitz Roy, subiram em 1834 o rio Santa Cruz, chegando a apenas 50 km da cordilheira.

Esta pequena e pitoresca cidade de apenas 600 moradores fica dentro do belíssimo “Parque Nacional dos Glaciares”. Durante o verão, cujos os dias são longuissimos (das 5am as 10 pm), o lugar é visitado por milhares de trekkers e montanhistas, alguns como no meu caso, apenas pelo prazer de entrar em contato com a natureza e outos pelo desafio irresistível de escalar uma montanha, vencendo obstaculos de neve, gelo e rocha.

Passamos alguns dias alí e um pouco do que vemos e sentimos foram expressadas nas fotos abaixo:
El Chaltén, capital Argentina do Trekking

Chalten - 5:15 Am
As primeiras horas da manha nos leva a entender porque estamos na "Tierra del Fuego" e tambem porque os nativos Tehuelches chamaram este monte de "Chaltén", ou "Pico de Fogo".

Amanhencendo em Chaltén...por volta das 4 da manhã!

A mais nova cidade argentina (Constituída em 1985) esta cercada por belíssimas montanhas.

Depois de uma breve orientação no Centro de Visitantes do "Parque Nacional los Glaciares" partimos para as nossas caminhadas. Não há taxas de entrada.

Alguns acampamentos (como o Confluencia) em Chaltén são gratuitos também. A Filosofia pregada alí é de que a natureza pertence a todos!

Rio Fitz Roy, bem atras de nosso acampamento.

Em poucos minutos de caminhada é possível contemplar paisagens idílicas

Como estas...

Vale do rio Elétrico com vista para a Face Norte do Monte Fiz Roy, que neste dia estava encoberto.

Lago del Desierto, a 30 km de Chalten. Vale a pena visitar!


Chorrillo del Salto, apenas 3km de caminha. Se vc olhar acima da cachoeira, a esquerda, há um pontinho. Este pontinho sou eu!

hoje só penso em uma coisa ao rever estas fotos...voltar!!!!


Eu e meu amor próximos ao monte Chalten ou Fitz Roy!!!!

A aventura continua....

Um comentário:

Orlando Mohallem disse...

Shark ! simplesmente aluciante !

Abrazo para usted y Flávia !

Hasta,

Orled e Loo