segunda-feira, 9 de junho de 2008

Primeira materia da Tailandia no Faustao

De geração em geração, artistas de rua aprendem a técnica ancestral de desafiar serpentes, entre as quais a naja, uma das mais venenosas do mundo. Numa das dezenas de fazendas de cobra da Tailândia gravamos o show dos homens cobra.

O CLA DOS HOMENS COBRA

Esta foi a nossa primeira matéria sobre a Tailândia ao ir ao ar no Domingão do Faustão.

Caso não consiga visualizar clique aqui!

Mais Informações
Histórico

Em 1951 um curandeiro de uma pequena vila nos arredores de Bangkok iniciou esta estranha atividade com o intuito de atrair mais turistas até sua vila, aumentando assim a venda de ervas medicinais comuns na região. No inicio o show era muito perigoso pois as cobras usadas podiam cuspir veneno a quase dois metros de distancia, causando uma total perda de visão na vitima. Assim ele decidiu conduzir o show com outra espécie, a naja real, ou king cobra, e ensinou suas técnicas para outros moradores da vila.
A atividade se espalhou e hoje várias “snake farms” continuam atraindo milhares de turistas que desejam assistir o show dos homens que desafiam as cobras.

Espécies de Cobras presentes no Show

Naja

Naja é um género de cobras da família Elapidae natural do Sul da Ásia. São animais peçonhentos, agressivos e bastante perigosos. Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros.
Dentro todas as espécies do gênero, os "encantadores de serpentes" freqüentemente escolhem uma Monocled Cobra, Naja kaouthia, para trabalhar porque, embora ela seja uma serpente venenosa, geralmente possuem um temperamento tranqüilo. Seu nome é um referência à marca em formato de olho que este animal possui, que se parece com um monóculo. São encontradas no sudeste da Ásia, em campos e florestas esparsas. Alimenta-se de peixes, anfíbios, pássaros e mamíferos. Seu tamanho médio é de pouco mais de 1 metro.

Rat Snakes
Rat Snakes são cobras do gênero Elaphe. Muitas espécies tendem a ser agressivas, porém suas mordidas são geralmente superficiais. Existe uma variação muito grande entre os diversos tipos de ratsnake, entretanto a maioria é de tamanho médio, entre um e dois metros, e tem como presa principal roedores. A Amur Rat Snake (Elaphe Schencki), espécie vista no show, é encontrada no sudeste da Ásia.

Píton

Píton é um nome comum para uma família de cobras constritoras. Nenhuma das cobras desta família possui glândulas venenosas, porém possuem dentes afiados curvados pra dentro para agarrar sua presa.
A Píton reticulada, é a maior cobra do mundo. Elas são capazes de comer animais tão grandes como uma ovelha e são potencialmente perigosas ao homem. Há relato de humanos que já foram atacados e engolidos por esta espécie de Píton. São nativas dos pântanos e florestas do sudeste da Ásia.



Direcao e Apresentacao
Lawrence Wahba

Producao
Cristian Dimitrius

Imagens
Lawrence Wahba
Toni Nogueira
Cristian Dimitrius

Edicao
William De Rogatis

Agradecimentos
Tourism Authority of Thailand


Leia mais e veja as fotos abaixo!!!

Nenhum comentário: