quarta-feira, 25 de março de 2009

OS GIGANTES DA AFRICA

Continuando nossa aventura em busca de belas imagens da fauna africana mudamos nosso foco para os gigantes, pois na Africa, dentre a incrível variedade de seus animais, é possível encontrar também os maiores animais terrestres do planeta: o Elefante, o Rinoceronte e o Hipopótamo.
Os Elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. Encontramos varios grupos de Elefante e também alguns solitarios. eles sempre estavam descansando ou se alimentando.

O Rinoceronte, segundo maior animal terrestre, chega a medir 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e a pesar 4 toneladas. Encontramos duas espécies nesta expedição, o Rinoceronte Branco e o Rinoceronte Negro.

Já o Hipopótamo, que pode chegar a pesar 4 t e mede quando adulto cerca de 1,5 de altura, passa a maior parte do tempo na água, onde são bem ágeis. Nesta viagem eles não deram mole e tivemos dificuldade para registra-los. Não se pode ganhar todas não é?
Estes gigantes vivem na terra a milhões de anos mas no ultimo século eles quase se estinguiram. Durante boa parte do século XX, milhares de pessoas desembarcaram no continente africano para caçar os animais selvagens da região. Isto praticamente acabou com algumas espécies e colocou outras em risco de extinção.
Hoje, Graças aos esforços de Ongs, governos locais, iniciativa privada e da mídia, os habitos mudaram e as espingardas foram trocadas por cameras fotograficas e de vídeo . Já é possível encontrar os “Gigantes da Africa vivendo sem perigo em áreas onde a vida selvagem é protegida. E ali estavamos nós, com nossas cameras, disparando sem parar, registrando para sempre momentos únicos junto destes Animais.


Mais Informações

Elefantes
O maior animal terrestre do mundo. O elefante africano é o maior das espécies (podendo atingir 12 toneladas), comparados com outras espécies como os asiáticos. A maior diferença entre eles é notada através de suas orelhas: o elefante-africano tem orelhas bem maiores do que as do elefante-asiático, esse motivo é devido ao intenso sol e calor africano, pois abanando suas orelhas ele “refresca” seu corpo.
Os elefantes vivem em manadas, sendo que cada uma é dividida em famílias lideradas por uma fêmea velha. A líder das manadas tem como obrigação saber onde existe água até mesmo em períodos de seca para garantir o bem estar de todos..O elefante possui uma tromba que é fundamental para sua sobrevivência, é usada para levar água e comida para a boca, ajudar nos banhos tanto de água como de lama. Quando estão em busca de água, são capazes de derrubar qualquer coisa que estiver a sua frente, pois são muito fortes. Alimentam-se de ervas podendo comer cerca de 300 kg por dia. Pode viver até 60 anos.
A gestação de uma fêmea dura cerca de 22 meses, só procria a cada quatro anos. Os filhotes podem nascer com até 120 kg e mamam até dois anos. Vivem num grupo de outros filhotes vigiados pelas suas mães. Nenhum outro animal terrestre tem um bebe tão grande.

Rinocerontes
Rinoceronte, nome comum dado a certas espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na verdade são excrescências da pele. São animais grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.
Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie. Pode viver até os 50 anos, se morrer naturalmente. Pode alcançar a velocidade de 45 km/h.
Excelente nadador, o rinoceronte passa várias horas dentro d'água aliviando as picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da couraça.
É anti-social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os nativos da África, um grande serviço: guiá-lo na direção de doces colméias, que o rinoceronte também aprecia.É um animal de pobre reprodução: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.
Há cinco espécies que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro são cada vez mais raras). Rinoeronte Branco, Preto, Indiano, Java e Sumatra. As cinco espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande variedade de plantas. A visão do rinoceronte é pobre, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos. Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres.
Espécies de Rinoceronte que encontramos.
Rinoceronte Branco

Depois do elefante, o maior mamífero terrestre é o Rinoceronte Branco (Cerathoterium simum), com 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e 4 toneladas de peso. Tem dois chifres, dos quais o anterior mede até 1,50 m de comprimento. Apesar do nome, sua pele é escura e lisa. Ele habita as zonas descampadas e planas da África, comparado às outras espécies, é pacato e inofensivo.



Rinoceronte Negro
O Rinoceronte Negro (Diceros bicornis) mede, no máximo 1,50 m de altura. Seus dois chifres, o anterior e o posterior, podem medir 70 e 50 cm de comprimento respectivamente. Ele ataca apenas para se defender e é ferocíssimo. Sendo provocado, o rinoceronte negro torna-se uma máquina quase invencível de destruição. Hoje, existem aproximadamente 12 mil pelas regiões africanas ao sul do Saara. Por esse motivo, a caça ao rinoceronte é um dos esportes mais procurados pelos caçadores profissionais e "turistas" que se embrenham na África à procura de sensações fortes.

Hipopótamo
O hipopótamo é um mamífero, anfíbio que vive nos rios e pantanos do continente africano.. Chega a 1,50m de altura e 4,5 de comprimento. chega a pesar até 4 t e a viver 40 anos.
São considerados cavalos da água, quando faz bom tempo ficam mergulhados em rios e lagos, soltam jatos de vapor de meio metro de altura acompanhado de um ruído. Colocam as duas orelhas, os olhos e as narinas grandes e abertas para fora da água para respirarem, então voltam a mergulhar. Os hipopótamos são herbívoros e alimentam-se durante a noite da vegetação existente nas margens dos rios que habitam, mas há indícios de canibalismo de machos adultos com filhotes. Comem cerca de 200 kg de vegetacao por noite. Quando um hipopótamo boceja, ele mostra suas presas de 50 cm o que normalmente é um aviso de que pode atacar. Extremamente territoriais, os hipopótamos são animais agressivos que defendem o seu espaço de possíveis invasores. Eles são agressivos com os pessoas e são a espécie de mamífero africana que mata mais seres humanos a cada ano. Vivem em grupos de até 20 animais liderados por um macho. Os hipopótamos eram sagrados para os antigos egípcios. A deusa da fertilidade, Tuéris, foi representada como um hipopótamo bípede.
Eles defecam e espalham suas fezes com o rabo com o objetivo de demarcar território.


Semana que vem, mais imagens da Africa!

Nenhum comentário: