sábado, 9 de fevereiro de 2008

Roatan - Dive Maratona 2

O dia comecou bem cedo na ilha de Roatan. Eu e mais 2 mergulhadores, a Noeli e o Roney, todos fominhas por mergulho, descidimos cair as 5 da manha para realizar a primeira imersao do dia. Eu sugeri o horario pois fazia tempo que nao mergulhava nesta hora. A sensacao de cair na agua com as estrelas e sair dela com o sol nascendo é incrivel...e vale a pena madrugar por isso. Alem disso a vida noturna esta bem ativa e os peixes do dia comecando a sair para se alimentar. Partimos do gazebo as 5:15. Estava sem a camera de video, pois nao tinha luzes, entao acabei ficando de iluminador para a Noeli, que estava fotografando. O Roney guiou o mergulho. Ja de cara
encontramos uma moreia e uma cavaca. No arrecife, peixes trombetas, uma moreia dorada, badejos, olho de cao, u baiacu arara, uma lagosta e muito mais. Foi um show de mergulho....que durou 75 minutos. Ao sair da agua ainda fiz uma saudacao ao sol e me preparei para o longo dia que teria pela frente. Tomamos o cafe da manha e partimos para dois mergulhos matinais.

O primeiro foi no Pirates Point, que se encontrava a uns 15 minutos do hotel. A boia do lugar estava amarrada a um velho trator, afundado ali de proposito. Sobre o trator cresceram belas gorgonias, esponjas e outros corais. Com certeza era algo diferente e que nao se ve em todo lugar. De la partimos para a parede, com gigantes esponjas e muitos corais. encontramos um belo cardume de cirurgioes, um Maria-nago (Equetus lanceolatus) e uma bela barracuda. Foi mais um belo mergulho. Regressamos e logo partimos para o segundo do lugar conhecido como 40 Foot point. Foi outro belo mergulho, com muita vida. O maior destaque foi um grande cardume de enxadas que me circularam, xareus e dois grandes badejos.
Paramos para o almoco e na parte da tarde tinhamos um mergulho especial, o shark dive. Estava ancioso por este mergulho, pois iria relembrar meus tempos como shark feeder. Pegamos um onibus do hotel e fomos ate um outro dive center, que se especializou nesta atividade.

Recebemos um briefing, prparamos os equipamentos e partimos para encontrar os tubaroes. O ponto de mergulho se chamava Cara a Cara e sua a profundidade era de 21 metros. Caimos e de cara ja avistamos alguns tubaroes caribenhos de arrecife (Carcharhinus perezi), a mesma especie de Nassau, nadando rente ao fundo. O guia levou um balde com peixes, e isso atraia os tubaroes para uma area conhecida como tambem chamada de arena. Em alguns minutos estavamos cercados por mais de 20 tubaroes. Ficamos com eles por uns vinte minutos, filmando sua inigualavel beleza. De repente o guia abriu o balde e em alguns segundos estava tudo acabado. Ficamos mais alguns minutos com os tubas, que se espalharam pelo lugar. Alem deles, garoupas, badejos e uma grande moreia tambem estavam presentes. O 4º mergulho do dia foi sensasional....mas ainda tinhamops mais um pela frente, o nosso noturno embarcado.

Regressamos ao hotel fantasy island, montamos os equepamentos no barco e esperamos as 6 da tarde para sair para o ultimo mergulho do dia. Voltamos ao 40 foot point e caimos ja de noite. Desta vez eu estava filmando, e a Noeli ficou por conta da iluminacao...um belo trabalho em equipe. Encontramos carangueijos gigantes, lulas,uma moreia, polvos e lagostas.
Bom, depois de 5 otimos mergulho so nos restava ir jantar e descansar..para mais um dia de mergulho...